sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Lição 9: Um lugar de adoração a Deus no deserto
Êxodo
25
2)
Os Ofertas para o Tabernáculo. 25:1-7.
2.
Oferta. Literalmente,
coisa
levantada.
Uma oferta levantada dentre aquilo que se possui para dar ao Senhor.
3.
Bronze. O
bronze moderno, uma liga de cobre e zinco, não era conhecido dos
antigos. O bronze, isto é, o cobre endurecido com estanho, foi muito
usado até que o uso do ferro se generalizasse.
4.
As
tonalidades exatas das cores mencionadas são uru tanto difíceis de
determinar. O azul
aproximava-se
mais do roxo ou violeta, enquanto o púrpura era um solferino (roxo
avermelhado). Ambas as cores eram muito estimadas por Sua
luminosidade.
5.
Peles de animais marinhos. O
significado da palavra hebraica é incerto, e diversas interpretações
têm sido apresentadas: focas
(ASV),
cabras
(RSV),
brotos
(American).
Uma palavra semelhante em árabe significa "golfinhos" ou
"dugongos". Outro ponto de vista é que não passa
simplesmente da palavra egípcia que significa "couro"
(Moffatt). Texugos
foi
sugerido pelo Talmude, mas poucas são as probabilidades de que estas
fossem as peles usadas. Acácia.
Muito encontrada na península do Sinai, uma madeira resistente e
durável.
A Bíblia na Família e na Sociedade
Na sociologia, uma “instituição” é um padrão
estabelecido da vida social. Os sociólogos costumam identificar cinco
instituições: (1) o governo, (2) a economia, (3) a educação, (4) a
religião e (5) a família. Mas, em maior grau que qualquer outra
instituição, a família incorpora todas as funções de uma sociedade. Ela
manifesta os padrões de autoridade e organização (governo). Ela recebe e
dispensa fundos (economia). Ela ensina habilidades e conhecimento
(educação) e alguma forma de devoção (religião). A família é, portanto, a
unidade básica da sociedade.
As famílias são necessárias na vida pessoal e
social. As pessoas precisam de famílias para desfrutar de intimidade,
relacionamento estreito e segurança. As sociedades precisam de famílias
para garantir sua continuidade e lhe preparar membros responsáveis. Não
surpreende, portanto, que mais de 95% das pessoas se casem. E, apesar de
algumas diferenças de forma, o casamento e a família são fundamentais
em todas as culturas conhecidas.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Lição 13: A formosa Jerusalém (II)
Comentário de Apocalipse 21 e 22
Extraído do Livro: Apocalipse Versículo por Versículo, de Severino Pedro da Silva (CPAD)
Capítulo XXI
1. “E VI um novo céu, e uma nova terra.
Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.
I. “...um novo céu, e uma nova terra”. no principio, portanto, Deus criou os céus e a terra. no
texto original hebraico a palavra para céus é (“shamayim”). A terminação “im”
indica o plural. Isso pretende mostrar que há mais do que somente um céu.
1. Na Bíblia distingue-se pelo menos três
céus; o céu inferior (auronos), o céu intermediário (mesoranios) e o superior
(eporanios).
(a) Céu inferior. Por céu inferior
entendemos o céu atmosférico. Isto é o (“alto”): onde sobrevoam as aves e os
aviões, passam as nuvens, desce a chuva, se processam os trovões e relâmpagos.
Deus o chamou de “...a face da expansão dos céus”. Gn 1.20 e Jesus, de “...extremidade
inferior do céu”. Lc 17.24.
(b) Céu intermediário. Por céu intermediário
entendemos céu estelar ou planetário, chamado também o céu astronômico. A
Bíblia o chama de a (“altura”):
(c) Céu superior. Esse é chamado de as
(“alturas”). Sl 93.4; At 1.9; Hb 1.3. É declarado em 2Co 12.2, como sendo “...o
terceiro céu”, o “Paraíso”; podemos chamá-lo de “o espiritual”, e de “céu dos
céus” por estar acima de todos (Ne 9.6; Jo 3.13). É o lugar onde habita Deus
(Sl 123.1), Cristo (Mc 16.19), o Espírito Santo em seu retorno (Ap 14.13), os
anjos (Mt 22.30; Jd v.6); será também a morada dos salvos em Cristo (Jo 14.3).
2. Deus criou os céus pelo supremo poder da
palavra (1Cr 16.26; Jó 26.13; Sl 8.3; 33.6; 96.5; 136.5; Pv 8.27). Os céus
incluindo a terra (Êx 20.11; 31.17; Ne 9.6; Sl 89.11, 12; 102.25; Salmo 115;
Salmo 121.2; 124.8; 134.3; 156.6; Pv 3.19; Is 37.16; 42.5; 44.18; 51.13; Jr
10.12; 32.17; 51.15; Zc 12.1; At 4.24; 14.15; Ef 3.9; 2Pd 3.5; Ap 4.11; 10.6;
13.7). Deus os criou em seis dias (Êx 20.11; 31.17). São sustentados pelo poder
da sua palavra (Sl 33.9; 148.5; Hb 1.3; 2Pd 3.5). Uma vez que o (“Céu
Superior”), é eterno, não é, pois sujeito a nenhuma mudança “...um novo céu, e
uma nova terra” implica a transformação dos (“céus atmosféricos e astronômicos”);
eles passarão com grande estrondo no dia do juízo (Is 51.6; Mt 24.33; Mc 13.31;
Lc 21.33; Hb 1.10, 11; 2Pd 3.7, 10; Ap 6.16 (1º estágio); Ap 20.11; 21.1;
consumação.
3. E o mar já não existe. Uma omissão
conspícua da nova criação de Deus é a de oceano: “...e o mar já não existe”
(21.1). Como o coração de João deve ter sido confortado por tal revelação, pois
na ilha de Patmos o Apóstolo estava separado pelo revolto do mar! No céu,
entretanto, nada nos separará dos nossos queridos.
2. “E eu, João, vi a santa cidade, a nova
Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o
seu marido”.
Lição 13: A formosa Jerusalém
A Vida na Cidade Eterna
Extraído do Livro: Manual de Escatologia: Uma análise detalhada dos eventos futuros, J. Dwight Pentecost - Editora Vida
Em nenhum lugar as Escrituras apresentam detalhes da vida no reino eterno de Deus. Às vezes o véu é levantado para mostrar rapidamente essa vida, da qual a nossa experiência atual com Ele é apenas "uma prévia da glória divina".
A. Uma vida de comunhão com Ele
Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente;
então, veremos face a face (1 Co 13.12).
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se
manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar,
seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (lJo 3.2).
Voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde
eu estou, estejais vós também (Jo 14.3).
Contemplarão a sua face (Ap
22.4).
terça-feira, 12 de junho de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)