terça-feira, 3 de maio de 2011

Lição 05 - A Importância dos Dons Espirituais

DONS DO ESPÍRITO SANTO
Extraído do Livro: O Espírito Santo Meu Companheiro, de David Young Cho (Editora Vida)


Na primeira epístola de Paulo aos Coríntios, no capítulo 12, de 4 a 11 existe uma classificação dos dons do Espírito: "Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. A um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, fé; a outro, pelo mesmo Espírito, dons de curar; a outro, a operação de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas, e a outro, interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer."

Os Dons de Deus

Notemos o que Paulo diz: "E há diversidade de operações, mas e o mesmo Deus que opera tudo em todos", (1 Coríntios 12:6). Esta palavra "operações" refere-se ao método usado para pregar o evangelho. Para ser mais específico, refere-se à estratégia usada para que o evangelho alcance o mundo todo. Meios eficientes e programas para testemunhar o evangelho incluem a abertura de novas igrejas, reavivamento, estabelecimento e manutenção de escolas e hospitais.

Estas ações pertencem às diversas operações que Deus usa para o avanço do evangelho.

Os Dons de Jesus

Paulo também diz: "E também há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo" (1 Coríntios 12:5). Isto quer dizer que Jesus Cristo tem dado o dom de ministrar a alguns crentes, para que estes possam ocupar posição de liderança e realizar trabalhos dentro da igreja. Assim como toda organização na terra requer liderança responsável, a igreja, o corpo de Cristo, também o exige.

O ministério é explicado em diversos lugares na Bíblia. Como exemplo, em 1 Coríntios 12:27-28 lemos: "Ora, vós sois corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo. A uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas."

Com respeito a estes ministérios, Paulo escreveu em Efésios 4:11: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores." Este versículo nos mostra que, como crentes, não podemos escolher o tipo de ministério que gostaríamos de ter dentro da igreja. Sem dúvida, cada um de nós deve descobrir o dom de Jesus que nos foi dado, e então servir a Deus fielmente naquele tipo de serviço para o qual fomos escolhidos.

Os dons do Espírito

Concluímos, então, que os dons são dados pelo Espírito Santo: "Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo" (1 Coríntios 12:4).

Dons do Espírito Santo são os instrumentos de poder que levam adiante, com sucesso, a realização e administração do trabalho de Deus em sua igreja.

Quando planeja-se construir uma casa e o arquiteto, construtor e especialistas são escolhidos, todas as ferramentas e materiais necessários para a construção são trazidos e usados, para que o projeto obtenha sucesso e seja efetuado o mais rápido possível.

Quando há um grande trabalho a ser realizado para Deus, os dons do Espírito Santo são distribuídos a diferentes crentes dentro da igreja, o corpo de Cristo. Estes dons capacitam os crentes a completar o trabalho de Deus com responsabilidade e eficiência; e o trabalho desenvolve-se graças ao Espírito Santo.

Existem nove dons do Espírito Santo, e podem ser divididos em três grupos como segue:

1. Os dons de revelação

a. O dom da palavra da sabedoria

b. O dom da palavra da ciência

c. O dom de discernimento de espíritos

2. Os dons vocais

a. O dom de línguas

b. O dom de interpretação de línguas

c. O dom de profecia

3. Os dons de poder

a. O dom de fé

b. O dom de cura

c. O dom de operar milagres

Os dons de revelação referem-se à comunicação sobrenatural, revelada através do Espírito Santo ao coração daquele que recebe este dom. O conhecimento de experiências e situações de outras pessoas, que é revelado mediante esses dons, só se tornará público quando a pessoa que recebe um ou todos estes dons decide falar.

Os dons vocais tratam da comunicação sobrenatural que o Espírito Santo de Deus revela, usando a voz humana. Não somente a pessoa que usa os dons, mas outras ao seu redor podem ouvir a comunicação, pois estes dons são recebidos pelos sentidos.

Os dons de poder são dons grandiosos pelos quais o poder de Deus se manifesta, a fim de transmitir uma resposta miraculosa mediante uma intervenção divina, sobrenatural. Por meio desses dons as pessoas e seu ambiente são transformados.

Todos os tipos de dons são distribuídos às pessoas pelo Espírito Santo, de acordo com sua própria vontade, para o benefício e crescimento da igreja, o corpo de Cristo.

A Manifestação do Espírito Santo

Às vezes crentes que recebem a plenitude do Espírito Santo acompanhada de dons, enganam-se grandemente com essas manifestações do Espírito Santo (1 Coríntios 12:7).

Alguns pensam que as pessoas que receberam a plenitude e vários dons do Espírito Santo, podem usar esses dons da maneira que preferirem, onde e quando quiserem.

Por esta razão encontramos pessoas que pensam ter recebido favor especial de Deus, e tentam usar os dons como se o Espírito Santo fosse servo deles. Isto é muito perigoso, porque o Espírito Santo em nós é a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Pessoas que assumem atitude semelhante entristecem o Espírito Santo. E quando ele se entristece, os dons cessam de operar através dessas pessoas. No momento que se apercebem disso, em geral tornam-se arrogantes. E para que os outros acreditem que os dons ainda fluem através delas, começam a operar na carne (o que é fraude), muitas vezes inventando mentiras, que trazem desgraça à igreja.

Os dons são possessão do próprio Espírito Santo. E por serem dele, não podem existir independentes dele. Estes dons de maneira alguma podem ser usados pela vontade própria da pessoa. Só o Espírito de Deus pode possuí-los de maneira absoluta, e manifestá-los através dos crentes nos quais ele habita.

A verdade é que o homem não usa os dons do Espírito. Antes o Espírito Santo que ocupa o homem e o enche, usa aquela pessoa e manifesta os dons através dela de acordo com a vontade do Espírito, momento e situação.

O apóstolo Paulo instruiu de modo claro quando disse: "A manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil" (1 Coríntios 12:7).

Às vezes homens arrogantes e orgulhosos têm tentado usar o Espírito Santo como se fosse um artista de circo. Sinto-me desiludido e embaraçado quando vejo tais homens sendo glorificados. Parecem não ter idéia de que estão na presença de Deus e de seu Espírito Santo.

Não estou dizendo que não receberam os dons do Espírito. O que estou dizendo é que entenderam mal o propósito dos dons em suas vidas. Por haverem recebido certos dons, pensam que podem usar o Espírito Santo da maneira e quando desejarem. Mas ele é quem usa crentes como recipientes ou vasos, a fim de por meio deles manifestar os dons, para que aqueles que ouvem o evangelho sejam edificados.

Qual deverá ser a atitude própria de um crente que experimenta os dons do Espírito Santo? Deve humilhar-se, continuamente, diante da presença de Deus, dedicar-se como vaso puro, e então esperar que o Espírito Santo manifeste os dons através dele no momento e lugar que o próprio Espírito escolher.

Se ele decidir manifestar diversos dons através de nós, devemos conservar nosso coração humilde e dependente dele de forma total. Isto alargará o caminho para que o Espírito Santo edifique sua igreja mediante seus dons e através de nós.

Tenho vivido a abençoada experiência de ter diversos dons operando através de mim, e venho orando ainda por mais manifestações do Espírito Santo. A única razão que me capacitou a construir uma igreja de quinhentos mil membros em menos de trinta anos, foi porque a maravilhosa manifestação do Espírito Santo fluiu através dos dons de revelação, dons vocais e de poder. Enquanto este crescimento acontecia, dávamos toda a glória a Deus pelo que ele vinha realizando através de nós.

Mesmo nos dias de hoje, uma coisa me faz tremer com grande preocupação: o pensamento de que eu possa resistir ao Espírito Santo ou que ao se mover ele através de mim, para manifestar os muitos dons — eu o entenda mal, falando por mim mesmo.

Em suma, ao Espírito Santo pertencem todos os dons. Os dons e o Espírito não podem ser separados e o único propósito para que ele manifeste diversos dons através de pessoas é para a edificação de sua igreja.

Como Receber os Dons

Como podemos converter-nos em vasos através dos quais o Espírito Santo possa manifestar seus dons?

O Espírito de Deus não faz distinção entre pessoas, contanto que tenham recebido a plenitude do Espírito Santo, manifestem os dons e edifiquem os crentes. Em 1 Coríntios 12:7 lemos: "A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil", isto esclarece que ele usa qualquer pessoa que tenha recebido a plenitude do Espírito como um vaso, através do qual ele manifestará os dons.

Dizer que o Espírito Santo nos escolhe como vasos através dos quais ele manifesta os dons, é mais correto do que dizer que temos recebido os dons, pois, como tenho dito, a distribuição dos dons é feita conforme a vontade do Espírito Santo. Depois de enumerar os dons, Paulo diz: "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas cousas, distribuindo particularmente a cada um como quer" (1 Coríntios 12:11).

Se você deseja os dons, a oração correta não será para especificar sua própria vontade, escolhendo os dons. Você deve procurar descobrir quais dons o Espírito Santo deseja manifestar através de você, de acordo com o desejo e vontade dele, para a edificação da igreja.

Em nossos dias, educadores de crianças tentam descobrir a natureza e temperamento da criança, e então trabalham para desenvolver este temperamento. Desse mesmo modo você pode observar com cuidado quais os dons que o Espírito Santo quer manifestar através de você, depois de haver recebido a sua plenitude.

Assim que você tome conhecimento disso, desenvolva esses dons e cultive-os, permitindo que ele manifeste esses dons através de você.

Pouco depois de ter recebido o Espírito Santo, orei de maneira cega pedindo dons que eram mais populares, o dom de cura, o dom da palavra de sabedoria e o dom da palavra de conhecimento. Apesar de ter orado entre muitas lágrimas, os dons não estavam aparecendo como esperava. Às vezes parecia-me que os dons manifestavam-se por breve tempo, porém sem uma contínua fluência do Espírito. Entretanto os dons que eu não pedira nem dera tanta atenção começaram a aparecer em minha vida pessoal e meu ministério, como novos tufos de grama brotando da terra.

Os dons que recebi foram nada menos que o dom da fé e o dom de profecia. Na minha vida pessoal e no meu ministério, a fé sobrenatural apoderou-se do meu coração como se uma força misteriosa, como a de Sansão, tivesse sido dada a mim. Confissões audaciosas como ordenar às montanhas que se movessem para o mar fluíam de minha boca, e os milagres, em realidade, iam acontecendo à medida que eu falava.

Estes dons não permaneciam de contínuo comigo. O dom de fé não se manifestava em todas as situações. Quando a vontade do Espírito Santo era manifestada para a glória de Deus, mais fé, em quantidade maior do que eu podia imaginar em minha condição normal, fluía das profundezas do meu coração. O mesmo acontecia com o dom de profecia. Para ser franco, nunca estive interessado em profecia.

Devido a muitos resultados indesejáveis, devido às confusões que algumas profecias traziam, eu sempre censurei aqueles que profetizavam indiscriminadamente. Ainda hoje penso do mesmo modo.

Mesmo assim, de forma inesperada o espírito de profecia começou a fazer meu coração agitar-se esperando as palavras do Espírito Santo.

Quando palavras de profecia chegam, sabedoria, conforto e orientação enchem meu coração. Desnecessário é dizer que nunca devemos orgulhar-nos desses dons e nem fazer alarde criando situações confusas.

O certo é que esses dons sejam usados apenas como meio de provar a eterna, inalterável, infalível e perfeita Palavra de Deus, não para exibir nossa espiritualidade pessoal.

Como já tenho dito, assim que encontramos nosso dom, dado de acordo com o Espírito de Deus, devemos desenvolvê-lo, deixando-o manifestar-se por si mesmo de modo freqüente. Ao mesmo tempo que nosso dom está abençoando a igreja e o povo de Deus, está também ajudando-nos a crescer e amadurecer como cristãos.

Quando o Espírito Santo quer manifestar alguns dons através de uma pessoa que tem medo de falar ou que, preferindo agradar outras pessoas, recusa-se a obedecer de pronto, ele se entristece e se reprime.

Se isto acontecer sempre, os dons desaparecerão. Aqueles que têm conhecimento sobre qual dom receberam, não devem sujeitar-se às pessoas ou organizações. Porém, devem permitir que o Espírito Santo seja manifestado através deles, de maneira que aquele dom se torne permanente, aparecendo com mais freqüência para trazer bênçãos à igreja e aos crentes.

Também aqueles que têm recebido os dons devem buscar as Escrituras com diligência e estudar as circunstâncias nas quais esses dons eram usados. Este estudo deve ser acompanhado de uma limpeza dos erros na vida dessas pessoas.

Os dons não podem nunca tomar o lugar da Bíblia, nossa mais alta autoridade e nossa instrução para viver. Devem ser sempre controlados pela Palavra de Deus e estar em harmonia com as Escrituras. Devem ser utilizados dentro dos limites apoiados pela Palavra de Deus.

Uma pessoa pode possuir diversos dons ao mesmo tempo? É desnecessário dizer, mas Jesus usou todos os nove dons do Espírito, e nós confiamos pelas Escrituras que os apóstolos, como Pedro ou Paulo, também usaram os nove dons. Como pode um crente comum, como você ou eu, receber hoje todos os nove dons?

A Bíblia afirma: "Portanto, procurai com zelo os melhores dons" (1 Coríntios 12:31). Alguns dizem que o amor é o maior dom, mas essa maneira de entender não é correta.

1 Coríntios 13 diz que amor é necessário para usar os dons.

"Portanto, procurai com zelo os melhores dons. E agora eu vos mostrarei o caminho mais excelente" quer dizer que a Bíblia nos está mostrando o melhor modo de usar os dons.

Em 1 Coríntios 14:12 também lemos: "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja." Estas passagens das Escrituras mostram que Deus quer usar ao máximo os crentes que têm recebido a plenitude do Espírito Santo.

Quando Paulo diz que devemos ambicionar os melhores dons, ele quer dizer que quando nós desejamos com ardor que os dons que usamos sejam usados ainda mais, Deus, de acordo com sua santa vontade, responderá com maiores e mais abundantes dons. Diante disso concluímos que cristãos podem por certo possuir vários dons ao mesmo tempo. Os dons do Espírito, são de fato dele e ele os reparte segundo a sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário