quarta-feira, 13 de abril de 2011

O batismo com o Espírito Santo - Manual de Doutrinas das AD's (CGADB)

O batismo com o Espírito Santo


O batismo com o Espírito Santo é uma bênção distinta da salvação. Conquanto a terceira Pessoa da Trindade tenha papel relevante na conversão e passe, desde então, a habitar no novo crente, o Novo Testamento deixa claro que há um momento específico da vida cristã em que o salvo recebe esse batismo, também chamado de revestimento. Essa experiência, toda vez que é mencionada no livro de Atos dos Apóstolos, aparece como algo distinto do novo nascimento (At 2.38; At 11.12-17).

Com o surgimento do neopetencostalismo, vieram também à tona várias teorias diferentes sobre a evidência inicial do batismo no Espírito Santo. Há quem afirme ser essa evidência uma explosão de alegria, outros inserem no ato de ungir com óleo a garantia do batismo e alguns preferem deixar a questão em aberto, sem determinar uma fórmula específica.

Mas a Bíblia continua sendo o nosso padrão nessa área, identificando o falar em línguas como a evidência inicial do batismo no Espírito. Foi assim no dia de Pentescoste (At 2.1-31). A experiência repetiu-se por ocasião da conversão de Cornélio e de sua família (At 10.45,46), bem como com a chegada do apóstolo Paulo em Éfeso, em sua primeira viagem missionária (At 19.1-6). Nesses casos, o fenômeno que indicava o batismo era o falar em línguas. Mesmo no episódio da evangelização de Samaria, quando os apóstolos impuseram as mãos para que os crentes recebessem o Espírito Santo, fica implícita a idéia de um fenômeno físico, visível, que levou o mágico Simão a ambicionar a possibilidade de exercer o mesmo milagre (At 8.14-24). Pelo contexto de Atos, o que poderia ser senão o falar em línguas? Assim as línguas identificam o crente quando este é batizado no Espírito Santo.

O batismo no Espírito Santo tem como finalidade capacitar o crente para a vida cristã vitoriosa e, sobre tudo, para testemunhar com ousadia sobre a sua fé em Cristo, mesmo nas circunstâncias adversas, em que as convicções espirituais podem até ser provadas pelo martírio. Nessas horas, é o poder advindo do batismo no Espírito Santo que dará força ao crente para suportar a dura prova da perseguição (At 13.44-52).

Por isso, vale a pena estimular os crentes buscar o batismo no Espírito Santo.

Um comentário:

  1. O batismo com o ESPIRITO SANTO pra mim não é apenas o falar em linguas, e sim um bom testemunho dentro e fora da igreja, este sim é um capacitado de DEUS,não falo em linguas mais por muitas vezes orando senti um fogo queimar dentro de mim e é muito forte a presença de DEUS nesse momento é uma emoção tão grande que é impossível descrever agente chora um rio...mas nunca falei em linguas e fico triste as vezes por isso mais fico mais triste ainda em ver pessoas na televisão cantores gospel,pastores e ate mesmo nas igrejas pessoas falndo em linguas pulando e fogo caindo e fora da igreja não dão nenhum testemunho, cantores e pastores envolvidos e associados com tanta coisa errada,servindo de tropeço aos que ainda não conhecem a CRISTO, o apostolo Paulo mesmo mencionou que o falar em linguas era o menor dos dons o principal é o amor eu acho que mais do que falara em linguas temos que procurar o AMOR! Devemos sim buscar capacitação e o batismo com o ESPIRITO SANTO mais não acredito que somente os que falam em linguas são os batizados, espero que se estiver enganada o ESPIRITO SANTO me traga a luz da verdade e que um dia receba também este maravilhoso dom de DEUS.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu Comentário