Pr. Lucileno Cardoso Cavalcante
a)Pastor
O pastor é o líder de líderes, ou seja, aquele que deve orientar, coordenar, planejar e executar juntamente com os demais líderes as atividades da Igreja, devendo envolver-se em todos os departamentos, para que possa acompanhar o desenvolvimento pleno da Obra de Deus.
No departamento de Escola Bíblica Dominical é imprescindível a atuação do pastor, devido a relevância do propósito deste departamento, e por isso se constitui como uma das áreas de maior influência na igreja.
No contexto da nossa Igreja Assembleia de Deus, a EBD é a agência de ensino mais eficaz e abrangente, auxiliando o pastor na sua função de “apascentar o rebanho de Deus”, provendo alimento puro e saudável às ovelhas de Jesus. Portanto, o pastor deve ser o primeiro líder de educação na Igreja.
b)Dirigente
O dirigente de congregação, como auxiliar direto do pastor na administração da Igreja, também se constitui como uma liderança na EBD, uma vez que também tem a responsabilidade de ensinar o Povo de Deus.
c)Coordenador(a)
É a pessoa diretamente responsável pela EBD, excluindo o pastor e o dirigente é a maior autoridade educacional na Igreja.
d)Secretário(a)
O secretário desenvolve um papel muito importante para o sucesso da Escola Dominical, tendo em vista que através de suas informações e organização, fornece o suporte necessário para o desenvolvimento da atividade fim da escola, que é o ensino da Palavra de Deus. Menosprezar ou subestimar a importância das ações administrativas deste setor é cometer um erro fatal na gestão de uma Escola Dominical.
2.PERFIL DA LIDERANÇA
a)Características Espirituais
- Deve ser crente salvo;
- Membro da Igreja;
- Amar a Palavra de Deus;
- Vida de oração;
- Bom testemunho;
- Obedientes à liderança da Igreja.
b)Características Pessoais
- Deve ter bom relacionamento interpessoal (fácil de lidar);
- Bem humorado,
- Organizado,
- Criativo,
- Motivado,
- Honesto,
- Dinâmico,
- Pontual e assíduo.
c)Competências
- Ter conhecimento geral das Escrituras;
- Dedicação a aprender;
- Deve ter uma boa leitura;
- Ter noções de cálculo (quatro operações básicas e porcentagem);
- Conhecimento básico sobre educação(processo ensino-aprendizagem);
- Gerir pessoas;
- Gerenciar conflitos;
- Saber agir na adversidade;
- Ter visão geral dos processos.
3.ATRIBUIÇÕES
a)Pastor
Qualquer projeto de EBD para alcançar seus objetivos é vital a participação do pastor. Em pesquisa realizada nos Estados Unidos entre as igrejas que haviam tido sucesso na Escola Dominical, 96% dos líderes de EBD afirmaram que a chave para este sucesso foi o envolvimento do pastor nas atividades da escola (www.sundayschoolleader.com/pastoral-leadership-of-the-sunday-school). No entanto, de que forma o pastor deve atuar na EBD para que possa exercer sua liderança educacional?
- Priorizar o ensino bíblico (em especial a EBD) nas atividades da Igreja local;
- Promover pessoalmente a EBD;
- Dentro do possível, oferecer suporte para realização das atividades da EBD;
- Ser assíduo na EBD.
- Oferecer a estrutura necessária ao bom desenvolvimento do ensino (espaço físico, mobiliário e equipamentos)
b) Dirigente de Congregação
Como exerce uma liderança geral na igreja ao lado do pastor, o dirigente da congregação tem as mesmas atribuições do pastor citadas acima, logicamente dentro de suas competências.
c) Coordenador da EBD
Ao coordenador é dada uma das tarefas mais sublimes do Reino de Deus, que é de organizar o ensino da Palavra de Deus na maior agência de educação da Igreja: a EBD, e através deste ensino promover a edificação e desenvolvimento do Corpo de Cristo.
- Dirigir a liturgia da EBD, sempre com a preocupação de não extrapolar o horário, priorizando o tempo de aula;
- Montar a equipe de trabalho da EBD (professores, secretários, e outras funções de apoio), sendo criterioso e sem deixar de consultar o Pastor;
- Esclarecer sua equipe sobre suas responsabilidades e atribuições;
- Buscar estratégias para suprir a necessidade de materiais que serão utilizados na EBD;
- Buscar, em conjunto com o pastor, a aquisição de espaço e equipamentos adequados ao ensino;
- Sempre que necessário, organizar novas classes para atender melhor os alunos da EBD;
- Estabelecer objetivos para o trabalho da EBD;
- Promover cursos de capacitação para os professores, na própria congregação, bem como, incentivar a participação em seminários, congressos ou conferências de educação na Igreja;
- Realizar reuniões periódicas com a equipe da EBD, para avaliação dos índices de frequência e rendimento, e ainda para planejamento das ações;
- Desenvolver estratégias de divulgação da EBD, não somente na Igreja, mas também na comunidade;
- Encaminhar o pedido do material didático (revistas para alunos e professores), ao pastor para tomada de providências;
- Acompanhar a distribuição das revistas, bem como o recebimento dos valores;
- Ser pontual e assíduo;
- Promover entre os professores a divulgação e leitura de obras de consulta e referência sobre seu trabalho, com temas de didática geral e a relação ensino-aprendizagem;
- Relacionar-se sabiamente com seu pastor e demais obreiros da igreja;
- Não transformar a EBD em sua “igrejinha” particular;
- Nunca fugir do objetivo da EBD, que é a edificação cristã.
d)Secretário de EBD
- Matricular e manter em ordem as fichas dos alunos, destacando periodicamente os aniversariantes;
- Manter as cadernetas atualizadas com novas matrículas, desistências ou transferência de classe;
- Elaborar estatísticas por classe para acompanhamento da evolução dos percentuais de frequência e demais dados constantes na caderneta das classes;
- Assistir o coordenador nas reuniões e demais eventos realizados pelo departamento;
- Registrar as entradas e saídas de dinheiro;
- Elaborar em conjunto com os professores o pedido das revistas;
- Realizar a venda das revistas;
- Preparar o relatório financeiro mensal.
BIBLIOGRAFIA
ENCARNAÇÃO, Celson Amorim da. Trabalho de Conclusão de Curso: Administração da Escola Bíblica Dominical: Liderança Eficiente e sua Contribuição para o Crescimento da Igreja Local. 2007.
CARVALHO, Pr. Emmanuel Elmani de. Secretaria de ED: Para quê serve, como montar e administrar. Revista Ensinador Cristão, ano 11, nº 44, p. 27,28. CPAD, 2010.
MORAIS, Pr. Eliezer. A infra-estrutura da Escola Dominical. Revista Ensinador Cristão, ano 11, nº 43, p. 6-9. CPAD, 2010.
SILVA, Pr. Eli da Rocha. Apostila: Conceitos gerais sobre o processo educativo na Igrejas. 1998.
SMITH, Dr. Tim S.. Liderança Pastoral da Escola Dominical. Extraído do site: http://www.sundayschoolleader.com/pastoral-leadership-of-the-sunday-school, em 03/04/2011.
a ebd é uma benção
ResponderExcluirFoi na EBD que entendi a boa e perfeita vontade de Deus.
ResponderExcluirÉ através do ensino da palavra de Deus que,vamos crescendo na graça e no conhecimento.
ResponderExcluirPara mim a EBD é muito importante pra minha vida nela eu tenho aprendido muito coida
ResponderExcluirmuito boa a explicação DEUS abençoe
ResponderExcluirConteúdo muito bom uma benção
ResponderExcluirGlorio a jesus, muito bom esse estudo sobre liderança
ResponderExcluirObrigada!todos esses pontos nos ajuda e esclarece perfeitamente o oficio que podemos exercer para melhoria da nossa EBD, que eu e minha família amamos, parabèns.
ResponderExcluirSspoipppoppfftiuuppgtrrpopopolpiiiif
ResponderExcluirbom dia, existe algum curso para ser coordenador da EDB?
ResponderExcluirExcelente trabalho! Deus te abençoe pelo dom de doar-se em beneficio do Reino!
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