quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dúvidas sobre o Batismo com o Espírito Santo

Extraído do Livro: A Bíblia Responde, CPAD.

Esta obra, publicada em 1983, foi baseada em dezenas de edições da coluna "Pergunte a A Seara", da revista "A Seara" (periódico oficial das AD's na época), que respondia, com muita segurança e propriedade, às perguntas formuladas por seus leitores. Os pastores Abraão de Almeida, Geremias do Couto, Geziel Gomes, Gustavo Kessler, Hélio René, Mardônio Nogueira, Miguel Vaz e Paulo César Lima foram alguns dos obreiros que respondiam a estas perguntas.
  • "O crente que não recebe o batismo no Espírito Santo subirá ao Céu, ou Jesus o batizará no arrebatamento da Igreja?"
  • "Tenho dúvidas sobre o significado do "dom de línguas". Poderiam ajudar-me?
  • "Por que João Batista era cheio do Espírito e nunca falou em línguas?"
  • "O batismo com o Espírito Santo é o selo da promessa?"
  • "Quantas espécies de batismo existem na Bíblia?"



BATISMO COM O ESPIRITO SANTO


"O crente que não recebe o batismo no Espírito Santo subirá ao Céu, ou Jesus o batizará no arrebatamento da Igreja?"

Nenhuma pessoa pode ser crente sem o Espírito Santo. A Bíblia afirma que a regeneração é "pela água e pelo Espírito". Somente Ele pode convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Assim sendo, o ser humano é salvo através da obra que o Espírito Santo realiza no seu coração. Quanto ao batismo com o Espírito Santo, ele não é um passaporte para a entrada no Céu, mas um revestimento de poder para o crente viver vitoriosamente na terra. Se o crente já é batizado, deve desfrutar dessa bênção. Se ainda não, deve buscá-la de todo o coração, aproveitando-a no período anterior ao arrebatamento.

DOM DE LÍMGUAS


"Tenho dúvidas sobre o significado do "dom de línguas". Poderiam ajudar-me?

Para os crentes batizados com o Espírito Santo nesta maravilhosa Dispensação da Graça, o Senhor oferece nove dons espirituais, mencionados em 1 Coríntios 12. Destes nove, um é o dom de línguas. Trata-se de faculdade sobrenatural de falar em línguas desconhecidas, não aprendidas, não identificadas por processos humanos. Não se deve confundir as primeiras palavras que um crente profere em línguas estranhas (que são o sinal do batismo com o Espírito Santo) com o dom de línguas. A diferença consiste em que o dom de línguas significa uma variedade de línguas. Quando as línguas estranhas são imediatamente interpretadas (também sobrenaturalmente) e contêm uma mensagem para a igreja, isto significa que Deus acrescentou um terceiro dom à manifestação: o dom de profecia. Com o dom de línguas também se adora a Deus de uma forma muito maravilhosa, secreta e direta. É lícito buscar a manifestação do dom de línguas. Se o recebemos, devemos ter sabedoria em sua utilização.

JOÃO BATISTA FOI BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO?


"Por que João Batista era cheio do Espírito e nunca falou em línguas?"

As línguas estranhas são um sinal exclusivo da operação do Espírito Santo durante a Dispensação da Graça, ou da Igreja. João Batista foi o último profeta vinculado à Dispensação da Lei, para a qual não havia o plano de línguas. Só quando os primeiros discípulos foram batizados com o Espírito Santo (At 2.1-6), então ocorreu o maravilhoso fenômeno de falar em línguas.


O SELO DA PROMESSA


"O batismo com o Espírito Santo é o selo da promessa?"

Uma das muitas obras do Espírito Santo é a de selar. Este serviço Ele o faz no momento em que a pessoa aceita Cristo como Salvador: "E tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança", Ef 1.13,14. É oportuno dizer algo sobre o selo do Espírito Santo nesta dispensação. Muitos confundem selo com batismo, dizendo serem ambos uma mesma coisa. Não. O selo do Espírito é a garantia de que somos, a partir da nossa conversão, propriedade exclusiva do Senhor nosso Deus; e, como afirma Norman Harrison em Efésio, o Evangelho das Regiões Celestes, comentando Efésios 1.13 e 14: "Quando cremos, o Espírito procura assegurar o seu direito em nós. Este é o seu trabalho selador. A palavra selar tem três significados:

1. Uma transação terminada. É imutável o selo de autoridade, é como quando o tabelião sela um feito ou qualquer documento com selo governamental.
2. Marca da posse. É como quando o gado ou as ovelhas na fazenda são marcadas, estabelecendo-se o direito de propriedade.
3. Garantia de entrega segura. É como quando um pacote ou um carro é selado pela companhia transportadora. Isso proíbe qualquer embaraço que impeça o objeto de chegar ao seu destino.

Em cada um e em todos esses sentidos, são os salvos do Senhor Jesus selados com o selo do Espírito. Quando Paulo fala do selo referindo-se à pessoa que crer no Senhor, ele evoca os costumes daquelas terras de os negociantes de madeira marcarem com o seu nome (selo) as toras; e quando os servos iam buscá-las não tinham dificuldade no reconhecimento, por estar nelas gravado o selo do seu proprietário. O gado marcado com a marca do nome de seu senhor não podia de modo nenhum misturar-se com outro gado. Também o Espírito de Deus sela os crentes para não se misturarem com os mundanos: 2 Tm 2.19. Sendo ele o penhor da nossa herança, no dia da redenção seremos conhecidos pela marca que nos caracteriza: 2 Co 1.22; 5.5.
Precisamos da assistência do Paracleto celeste até o dia da nossa completa redenção. Nesse dia, o nosso corpo será libertado de todos os males que ainda o afligem: Rm 8.23.


TIPOS DE BATISMO

"Quantas espécies de batismo existem na Bíblia?"

Preliminarmente, devemos, antes de qualquer explicação acerca do assunto em pauta, conhecer a palavra batismo, que é, sem dúvida, importante dentro do contexto doutrinário neotestamentário. Esta expressão se origina do vocábulo grego "baptizõ", que significa imersão, mergulho, submersão. Daí a razão de Paulo comparar esse ato a um sepultamento (Rm 6.4), pois é através desta ação que o novo convertido enterra para sempre o seu velho homem (na linguagem paulina), isto é, seu caráter inconverso, carnal, natural, pecaminoso, corrompido. Devemos salientar também que o batismo não salva o homem, mas é tão-somente uma confirmação daquilo que já lhe aconteceu, isto é, a conversão.

Não somos batizados para a salvação; ao contrário, somos batizados porque já somos salvos. Esclarecemos, também, por via de dúvidas, que o batismo por aspersão é uma incoerência. Isto eqüivale dizer: "imersão por aspersão". Faz sentido?

No que tange ao número de batismos existentes na Bíblia, o autor aos Hebreus parece fazer alusão ao assunto quando fala da "doutrina dos batismos", Hb 6.2. Entretanto, entendemos, pelo contexto do capítulo, que o escritor está apenas classificando este assunto no rol das doutrinas rudimentares para novos convertidos como o a-bê-ce- da vida cristã. Apesar da explicação acima, parece-nos viável salientar que as Escrituras Sagradas, mormente no Novo Testamento, apresentam algumas espécies de batismo.

Na tentativa de esclarecer a questão supra, o articulista Venâncio R. dos Santos, em artigo publicado num periódico evangélico, enumera, com muita propriedade, sete tipos de batismo:

1. O batismo de João, também chamado de batismo do arrependimento: Lc 3.3; 7.28; At 18.25.

2. O batismo do sofrimento que é aquele com que Cristo foi batizado; qualquer servo de Deus pode recebê-lo: Mc 10.38,39; Lc 2.50.

3. O batismo cristão-apostólico, que é ministrado em nome da Trindade: Mt 28.19,20; At 2.38; 19.5.

4. O batismo pelos mortos - uma heresia muito difundida no tempo dos apóstolos; citada, mas não aprovada por Paulo: 1 Co 15.29.

5. O batismo de Moisés - na nuvem e no mar: Êx 14.15-25; 1 Co 10.2.
6. O batismo com o Espírito Santo que é efetuado por Jesus Cristo: Mt 3.11; At 2.1-4.

7. O batismo no corpo de Cristo. Este é realmente realizado pelo Espírito Santo imergindo o novo convertido no corpo místico de Jesus, a Igreja.

Das sete espécies de batismo encontradas no Novo Testamento - continua o articulista - três merecem destaque, por terem missão específica no âmbito da Igreja:

1. O batismo nas águas, que exterioriza a nova vida que o recém-convertido assume interiormente. Por esse batismo, o novo convertido é introduzido na igreja local: At 2.41.

2. O batismo com o Espírito Santo, que é a concessão do poder, manifesta-se em dons espirituais, visando à evangelização em todas as dimensões. É o mergulho do crente no poder do Espírito: At 1.8; 1 Co 12.7-11.

3. O batismo no corpo de Cristo, que é a imersão do novo convertido no corpo místico de Jesus (a Igreja), feito pelo Espírito Santo no ato da conversão. 30

Finalmente, para concluirmos o nosso pensamento sobre o assunto, evocamos aqui, a propósito, a opinião do renomado escritor J. Edwin Orr, que, em seu livro Plena Submissão, faz alusão ao assunto supracitado, dizendo: "No batismo com água, o agente é o ministro, o recipiente é o crente e o elemento a água. No batismo do crente no Corpo de Cristo, o agente é o Espírito Santo, o recipiente o novo convertido e o elemento é o Corpo de Cristo: a Igreja. Na outorga de poder (o batismo com o Espírito Santo), o agente é Cristo, o recipiente é o crente e o elemento é o Espírito Santo."
Portanto, reiterando o que até agora foi visto, podemos declarar mais uma vez e, sem medo de errar, que a Bíblia Sagrada é a verdade de Deus revelada aos homens.

2 comentários:

  1. Excelente postagem! Estava mesmo procurando sobre esse tema, e a sugestão do livro veio em boa hora! PEço permissão para colocar o lin dessa sua postagem em meu blog. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. quando a pessoa pela ''primeira vez'' é batizada no espirito santo e fala linguas estranhas,tem alguma possibilidade de haver ''DUVIDA''?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu Comentário