sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Imagens do Tabernáculo de Moisés








 


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Lição 9: Um lugar de adoração a Deus no deserto

Êxodo 25
2) Os Ofertas para o Tabernáculo. 25:1-7.
2. Oferta. Literalmente, coisa levantada. Uma oferta levantada dentre aquilo que se possui para dar ao Senhor.
3. Bronze. O bronze moderno, uma liga de cobre e zinco, não era conhecido dos antigos. O bronze, isto é, o cobre endurecido com estanho, foi muito usado até que o uso do ferro se generalizasse.
4. As tonalidades exatas das cores mencionadas são uru tanto difíceis de determinar. O azul aproximava-se mais do roxo ou violeta, enquanto o púrpura era um solferino (roxo avermelhado). Ambas as cores eram muito estimadas por Sua luminosidade.
5. Peles de animais marinhos. O significado da palavra hebraica é incerto, e diversas interpretações têm sido apresentadas: focas (ASV), cabras (RSV), brotos (American). Uma palavra semelhante em árabe significa "golfinhos" ou "dugongos". Outro ponto de vista é que não passa simplesmente da palavra egípcia que significa "couro" (Moffatt). Texugos foi sugerido pelo Talmude, mas poucas são as probabilidades de que estas fossem as peles usadas. Acácia. Muito encontrada na península do Sinai, uma madeira resistente e durável. 

A Bíblia na Família e na Sociedade


Na sociologia, uma “instituição” é um padrão estabelecido da vida social. Os sociólogos costumam identificar cinco instituições: (1) o governo, (2) a economia, (3) a educação, (4) a religião e (5) a família. Mas, em maior grau que qualquer outra instituição, a família incorpora todas as funções de uma sociedade. Ela manifesta os padrões de autoridade e organização (governo). Ela recebe e dispensa fundos (economia). Ela ensina habilidades e conhecimento (educação) e alguma forma de devoção (religião). A família é, portanto, a unidade básica da sociedade.
As famílias são necessárias na vida pessoal e social. As pessoas precisam de famílias para desfrutar de intimidade, relacionamento estreito e segurança. As sociedades precisam de famílias para garantir sua continuidade e lhe preparar membros responsáveis. Não surpreende, portanto, que mais de 95% das pessoas se casem. E, apesar de algumas diferenças de forma, o casamento e a família são fundamentais em todas as culturas conhecidas.