sábado, 23 de outubro de 2010

O Hábito de Ir à Igreja Todo Domingo de Manhã

O dia do Senhor:
O domingo. O Senhor mesmo assim ordenou. Parece, de Atos 20:6,7, que Paulo teve de esperar, em Trôade, pelo ‘ primeiro dia da semana” para reunir os discípulos. Deus instituiu a igreja e designou, para ser o dia dela, o primeiro da semana. Toda a cristandade tem entendido assim e tem feito disse dia aquele em que cessam as atividades da vida. 
A manhã de domingo
A princípio, em tempos de perseguição, e antes que o domingo fosse feito dia de descanso civil, os cristãos reuniam-se antes da aurora, ou depois que escurecia, ou quando podiam. Mas agora, o cristianismo veio a ser a religião estabelecida do mundo civilizado, e uma vez por semana, o mundo cristão põe de lado suas ocupações ordinárias e, por um costume universal, a manhã do domingo é o tempo próprio da igreja: é essa hora que, de todas as horas da semana, que se dedica especificamente  a Cristo para a promoção regular e em boa ordem de Sua obra.
A Escola Bíblica Dominical e a Igreja.
A Escola Bíblica Dominical é, decididamente, um departamento muito importante do trabalho da Igreja. É erro tremendo uma igreja negligenciar as crianças de sua comunidade. Como é Glorioso ser um bom professor da E.B.D, e ajudar a apascentar as crianças! adolescentes! jovens! Adultos. Entre tanto, a E.B.D, existe para servir à Igreja, e não para substituí-la Edu cação religiosa que não prende a criança ou as demais classes, à Igreja não é digna deste nome. Se as crianças não formarem o hábito de ir à Igreja enquanto estão na E.B.D., poderá acontecer que nunca mais o formem.
Não basta ser mais ou menos assíduo? NÃO. Ao grande número dos que são mais ou menos assíduos é que cabe resolver a presente situação lastimável. Se se tornassem cem por cento assíduos, nossas igrejas trans bordariam cada domingo. Isto significaria poder para a Igreja. Todos os domingos pertencem a Cristo; TODOS. A grande necessidade do protes tantismo é nosso povo fazer do caso uma questão de consciência antes que de conveniência.
As desculpas e razões que membros de igreja apresentam para não unir-se, insistente e constantemente, do púlpito, na Escola Bíblica Dominical, que é de ir.” ”Não vejo necessidade.” “Prefiro dormir.” “Prefiro ficar por aqui e ler jornal.” “Prefiro passear de automóvel.” “Prefiro fazer visitas.” “Prefiro receber visitas em casa.” “Na hora EBD, prefiro jogar golfe.” “Tenho uma alma romântica, e na hora da EBD prefiro sair a um bosque e fazer companhia aos pássaros, aos regatos e às flores.” Etc.t etc., etc. Tudo isso, somado, dá INDIFERENÇA; é a espécie de membros de Igreja que Cristo “vomitará de sua boca”.
Trabalho no domingo. Algumas pessoas precisam de trabalhar na hora da EBD. Tratando-se dos tais, pensamos que Deus aceita a assistência de les a algum outro culto em substituição do culto da manhã do domingo.
Por Pb. Roberto Santos - Extraído do Manual Bíblico - Ed. Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário